Descubra Mais Sobre o Google Analytics

Avaliação dos Leitores

google analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego. Aqui você visualiza toda a movimentação de visitantes em seu blog, loja virtual ou site.

Um empreendimento digital não teria sucesso sem essa ferramenta. É com os dados que o Google Analytics nos fornece que podemos planejar melhor as nossas estratégias.

Quais os principais relatórios que o Google Analytics fornece?

COMO ESTÃO AS VISITAS EM SEU WEBSITE

  • Relatórios de visitas

Quantas pessoas estão visitando o seu blog agora, estiveram ontem, esta semana, este mês, qual conteúdo elas estão acessando e de qual local do mundo elas estão acessando.

Você saberá quais o horários de maior acesso, estatísticas de tráfego atualizadas, quais os artigos mais acessados e onde está localizado o seu público no globo.

Em “Relatórios”, “Público -alvo”, visualize os gráficos de “Visão geral”.  Aqui você acompanhará o dia-a-dia da movimentação de visitantes em seu website: número de visitas por hora, dia, semana ou mês. Porcentagem de retorno, novos visitantes.

Número de:

  • sessões
  • usuários
  • visualizões de página
  • páginas/sessão
  • duração média da sessão
  • taxa de rejeição
  • porcentagem de novas visitas

Com esses dados, você entenderá como está a aceitação de seu website.

  • Relatório de comportamento

Em “Público alvo”, “Comportamento”, você tem os dados de novos e recorrentes visitantes, taxa de conversão, frequência e tempo para retorno e como está o engajamento de seus leitores com seu website.

google analytics

Nossa experiência

Já relatei aqui em um de nossos artigos que quando criamos o nosso blog, ele era totalmente amador. Foi como abrir uma lanchonete tendo como únicos produtos: suco de laranja, uva e acerola – só que a base de suco de saquinho em pó.

Já havíamos cadastrado o nosso blog no Google Analytics, e as estatísticas eram desanimadoras. Alta taxa de rejeição, permanência de poucos segundos, praticamente nenhum retorno. Ter conversões era um sonho para nós.

Como mudamos a realidade do nosso blog

Todos sabem que para abrir um negócio, é necessária uma análise de mercado e um planejamento de custo, material, mão de obra, etc. Quando se trata de um empreendimento digital não é diferente.

Quando abrimos um negócio, queremos – e precisamos – ser top naquele ramo. Principalmente quando se trata de um negócio digital, onde as atualizações são constantes, é urgente que aprendamos mais.

O treinamento que nos ajudou a mudar a realidade do nosso blog nos orientou em como transformar uma taxa de rejeição altíssima em quase nula.

Aprendemos como fazer nossos visitantes voltarem. Aprendemos sobre técnicas de SEO, para nos posicionar melhor nos mecanismos de busca. Aprendemos como profissionalizar o nosso negócio digital e como gerar vendas.

Ele nos ajudou e vai ajudar você também. Acesse o E-book de apresentação grátis aqui.

Como Usar os Principais Recursos do Google Analytics

Crie a sua conta no Analytics. Informe o seu domínio.

Ele gerará um código de acompanhamento (id de acompanhamento), o qual você deverá copiar e colar em todas as páginas que deseja o acompanhamento.

google analytics

Em suas páginas, clique em “Editar” e cole o código de acompanhamento na aba “Texto”.

Para os artigos, você deverá cola-lo antes do texto, onde consta <a href é o início do meu texto. O código deve se colado antes e dar dois espaços antes do início do texto.

google analytics

 

GOOGLE ANALYTICS BY YOAST

google analytics

Link do Plugin Google Analytics by Yoast

Depois de colar o código de acompanhamento em suas páginas e artigos, instale também o plugin Google Analytics by Yoast. Ele será essencial para auxiliar o trabalho do Analytics em seu blog.

Instalar

Painel administrativo do WordPress, “Plugins”, “Adicionar Novo”, “Pesquisar Plugins” digite Google Analytics by Yoast. “Instalar” e “Ativar”.

google analytics

Configuração

Integre o plugin a ferramenta Google Analytics:

No link  “Analytics” de seu painel administrativo, “Configurações”, “Geral”, “autentique com sua conta do Google”. Copie o código gerado no campo específico e salve.

Depois dessa ação, em ““, selecione “Todos os dados do website” referente ao seu que você quer. Salve em “Save changes”.

google analytics

Análise de página

O Analytics te apresenta estatísticas personalizadas sobre a navegação de visitantes em seu website.

Dica

Atente para a orientação “Faça o download da extensão de métricas da página para Gloogle Chrome”. Isso vai melhorar ainda mais a visualização das estatísticas de seu website.

Veja como fica na prática, quando você acessa o seu painel administrativo WordPress:

google analytics

Navegando pelo painel da ferramenta Google Analytics, você verá que existem inúmeros e excelentes recursos ao seu dispor. Apresentamos apenas a ponta do iceberg.

Recomendamos que você explore esses recursos maravilhosos e compartilhe em seu blog para ajudar outras pessoas com sua experiência. Assim você gera autoridade e adquire a confiança de seus leitores – além de aumentar e muito a taxa de retorno e permanência em seu blog.

Um abraço!

 

Gostou, compartilhe!
    Dê a Sua Nota!
    Obrigado!

    Marlene Comini

    Sou Marlene Comini. Empresária e Empreendedora Digital. Ajudando nossos leitores a construir um negócio digital sólido, profissional e com resultados para toda a vida.

    Website: http://querodinheiroextra.com/sobre-nos/

    1 Comentário

    1. Pingback: Como Aumentar a Velocidade do Seu Blog - QUERO DINHEIRO EXTRA

    Deixe Seu Comentário: